
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou 52 projetos de resolução relacionados à concessão de honrarias durante reunião realizada nesta quarta-feira (21), no plenarinho Nelito Câmara. Do total, 26 propostas são referentes à entrega de Comendas do Mérito Legislativo e outras 26 à concessão de Títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense.
As honrarias serão entregues no dia 28 de outubro, a partir das 19h, durante sessão solene no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A cerimônia vai reunir personalidades indicadas pelos parlamentares em reconhecimento às contribuições prestadas ao desenvolvimento e à valorização de Mato Grosso do Sul.
As homenagens representam uma forma de reconhecimento público a pessoas que, por meio de suas trajetórias profissionais e contribuições à sociedade, colaboram para o crescimento do Estado em diferentes áreas. Além de valorizar essas histórias, a iniciativa destaca a participação de cidadãos na construção do desenvolvimento econômico, social, político e cultural sul-mato-grossense.
Honrarias

O Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense é destinado a pessoas nascidas em outros estados brasileiros ou em outros países que tenham prestado relevantes serviços a Mato Grosso do Sul. A homenagem reconhece os vínculos construídos com o Estado e a contribuição dos agraciados para seu desenvolvimento.
Já a Comenda do Mérito Legislativo distingue personalidades que se destacam por sua atuação e contribuição nos campos socioeconômico, político e cultural, entre outros. A honraria simboliza o reconhecimento do Parlamento estadual a pessoas cujas iniciativas e trajetórias tenham relevância para a sociedade sul-mato-grossense.
Papel da CCJR
A aprovação das propostas pela CCJR integra a tramitação legislativa das matérias. Como comissão responsável pela análise dos aspectos constitucionais, legais e jurídicos das proposições, a comissão exerce papel importante no processo de apreciação dos projetos apresentados à Assembleia Legislativa.
A comissão é presidida pelo deputado Caravina (PSDB), tendo como vice-presidente o deputado Junior Mochi (MDB). Também integram o colegiado os deputados Professor Rinaldo Modesto (União), Pedrossian Neto (Republicanos) e Paulo Duarte (PSDB).
Legislativo - MS Zé Teixeira cobra recuperação de acesso à escola rural em CG
Dourados - MS Prefeitura reúne equipes e comunidade para avaliar e planejar a saúde em Dourados
Legislativo - MS ALEMS vota projeto que obriga concessionárias a divulgar cronograma de obras em rodovias
Mato Grosso do Sul Vagas de emprego: Funtrab realiza processo seletivo com Eldorado na área de silvicultura em novembro
Mato Grosso do Sul Ageprev promove audiência pública para apresentar resultados sobre previdência de MS
Mato Grosso do Sul Com serviço universalizado, Bonito e Caracol alcançam 99% de cobertura de esgoto
Legislativo - MS Deputados debatem solução para a erradicação das árvores de murta em todo o Estado
Legislativo - MS Três naufrágios no Rio Dourados motivam pedido de reforço na segurança da navegação
Dourados - MS Prefeitura acelera trabalhos e recapeamento da Clóvis Cerzósimo e Iguaçu passa de 70% Mín. 19° Máx. 36°



