Todos juntos com as mãos para o alto: foto oficial da abertura já é tradição dos Jogos Escolares de MS
"Levanta e vamos vibrar juntos", cutuca um adolescente para o amigo ao lado, que estava ainda sentado enquanto se apresentava no palco principal da Concha Acústica Helena Meirelles dezenas de crianças do projeto Vozes e Dança da Periferia. "Tenham atitude e deem o melhor de vocês", aconselha depois o governador Eduardo Riedel para os milhares de atletas ali presentes.
Pisar em uma arena para competir ou ser julgado por outrem nunca é fácil e exige coragem, esforço e a atitude, lições que vão além do esporte e servem para todos os campos da vida. Assim os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul deram seu pontapé inicial ontem (1º) à noite no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.
Captaneado pela Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura) e pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), os Jogos Escolares da Juventude de 2024 terão 3,5 mil estudantes-atletas envolvidos em 16 modalidades, com 55 municípios representados.
"Tenham atitude e deem o melhor de vocês, pois todos estão fazendo algo transformador para a sociedade sul-mato-grossense" foi a frase completa de Riedel para resumir o espírito dos Jogos e incentivar os adolescentes para encarar não apenas as disputas esportivas que virão pela frente, mas também os principais desafios que terão em suas vidas.
Além do governador Eduardo Riedel, o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, e os diretores-presidentes da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, e da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, também prestigiaram a solenidade de abertura. Representantes do TJ (Tribunal de Justiça) e da Defensoria Pública também marcaram presença.
Esporte Transforma
Todos ali puderam conferir mais que apresentações, mas lições de vida que vão desde a fala incentivadora do Superman da Liga do Bem, que participou da animação da festividade, até a demonstração de superação dos garotos e garotas que integram o projeto Vozes e Dança da Periferia, do Instituto Maná do Céu Para os Povos, de Campo Grande.
Como o próprio nome já antecipa, a música e a dança desses jovens contagiaram a plateia, que não titubeou e se envolveu na apresentação, os aplaudindo em pé. Logo atrás deles, entre as autoridades, Riedel e Miranda não conseguiram esconder a emoção e, sim, choraram.
"Há dez anos o Estado estava em uma situação difícil, os Jogos Escolares estavam em condições ruins e o volume de participantes era ruim. Nessa época vocês nem imaginavam que estariam aqui, e nesse período conseguimos reverter esse quadro", comenta o governador para uma plateia lotada e já sem espaços para sentar, contrastando com o passado.
O cenário também demonstra a mudança alcançada por um trabalho de longo prazo para valorizar o esporte sul-mato-grossense de base. "Milhares de jovens se movimentam nas disputas para chegar até aqui, e depois vão representar o Mato Grosso do Sul nacionalmente. As passagens já estão compradas, todas aéreas. Agora é com vocês", conclui o governador em seu recado.
"Trabalhamos com muito empenho para estruturar os Jogos e chegar nesse patamar. Saúdo todos que deixam suas casas e famílias para estar aqui, competindo ou organizando. Falamos muito da transformação dos Jogos Escolares, mas essas ações e transformações são frutos de um longo trabalho, que começaram lá atrás, ainda em 2015", destaca titular da Setesc, Marcelo Miranda, relembrando o ainda o período em que comandou a Fundesporte.
Como serão os Jogos em MS
Os Jogos Escolares da Juventude de 2024 serão realizados durante o mês de agosto, tendo como sede Campo Grande. As disputas serão fracionadas por blocos, sendo que o primeiro começou ontem (1º) e vai até o próximo dia 5. Nessa fase ocorrem disputas individuais de atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling.
No segundo bloco, entre 5 e 12 de agosto, as modalidades coletivas entram em cena com voleibol e handebol na primeira e segunda divisões. O terceiro bloco ocorre entre os dias 12 a 19 e também será dedicado a modalidades coletivas, incluindo basquetebol e futsal na primeira e segunda divisões. Por último haverá disputas de ginástica artística, ginástica rítmica, natação e xadrez entre os dias 16 e 19 de agosto.
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul classificam os estudantes para etapa nacional escolar, os Jogos da Juventude, que são organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) e que ocorrerão neste ano entre 13 e 28 de novembro, em João Pessoa (PB).
Mín. 22° Máx. 36°