Segunda, 21 de Junho de 2021 06:58
Geral Mato Grosso do Sul

Com mais baixa estação chuvosa em 10 anos, Pantanal já tem 80% das propriedades afetadas

Mais de 80% das propriedades estabelecidas na região do Pantanal já foram afetadas, em menor ou maior intensidade, pela escassez de chuvas. A atual...

09/06/2021 06h20
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mais de 80% das propriedades estabelecidas na região do Pantanal já foram afetadas, em menor ou maior intensidade, pela escassez de chuvas. A atual estação chuvosa teve o menor índice de precipitação em 10 anos, conforme mostraram os técnicos do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do CPRM (Serviço Geológico do Brasil).

Com números que atestam a anomalia climática persistente há dois anos na região, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, ponderou se já não seria o caso de estabelecer Situação Crítica de Escassez, como já foi adotado quanto à Bacia do Rio Paraná. “O Estado já decretou emergência ambiental e está tomando uma série de medidas para prevenir incidentes. Tivemos antecipação do período de seca, embora haja previsão de chuvas para os próximos 7 dias, não será suficiente para reverter a tendência. O inverno será mais seco que do ano passado”, disse Verruck.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.