Segunda, 17 de Janeiro de 2022 05:51
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate desafios e oportunidades para abertura da economia brasileira

Jonathan Campos/AEN Deputados afirmam que a economia brasileira é uma das mais fechadas do mundo A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústr...

08/12/2021 08h00
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deputados afirmam que a economia brasileira é uma das mais fechadas do mundo - (Foto: Jonathan Campos/AEN)
Deputados afirmam que a economia brasileira é uma das mais fechadas do mundo - (Foto: Jonathan Campos/AEN)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (8) os desafios e as oportunidades para a abertura da economia brasileira. O debate atende a requerimento dos deputados Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Marco Bertaiolli (PSD-SP).

Os parlamentares destacam que a economia brasileira é considerada uma das mais “fechadas” do mundo. Eles citam que pesquisa recente do Banco Mundial, envolvendo 188 nações de todo o mundo, mostrou que nossa economia só é mais “aberta“ ao exterior que as da Nigéria e do Sudão.

No documento em que pedem a realização do debate, os parlamentares argumentam que a razão principal dessa letargia deve-se a políticas públicas inadequadas, marcadamente protecionistas. “De fato, os níveis de proteção tarifária, e também “não tarifária” das atividades produtivas nacionais, especialmente a indústria de transformação e em parte o setor de serviços, estão entre os mais elevados do mundo”, afirmam.

Foram convidados:
- o economista Armando Castelar Pinheiro;
- o economista Jorge Arbache; e
- o assessor técnico do Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e de Investimentos (IBCI), Celso Henrique Cadete de Figueiredo.

A audiência pública será realizada às 16 horas, no plenário 5. O público poderá acompanhar o debate e participar da discussão pela internet.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.