Terça, 26 de Outubro de 2021 02:02
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto inclui estrangeiro residente no Brasil entre beneficiários do BPC

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Eduardo Barbosa, autor do projeto de lei O Projeto de Lei 2328/21 determina que terão direito ao Benefício d...

14/10/2021 18h00
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Eduardo Barbosa, autor do projeto de lei - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Eduardo Barbosa, autor do projeto de lei - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 2328/21 determina que terão direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) o brasileiro nato ou naturalizado, as pessoas de nacionalidade portuguesa e o estrangeiro residente no País, desde que atendidos os requisitos constitucionais e legais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta insere o dispositivo na Lei Orgânica da Assistência Social. Essa norma garante um salário mínimo mensal (R$ 1.100 atualmente) à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida pela família.

Segundo o autor, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), a proposta pretende deixar claro quem tem direito ao BPC, ao incluir os estrangeiros residentes no Brasil. O parlamentar lembra que, em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os estrangeiros residentes são beneficiários da assistência social no País.

“Vários pontos da legislação precisam ser aprimorados para que o BPC venha a garantir aos idosos e às pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade o mínimo necessário para que possam viver com dignidade, em respeito aos fundamentos e aos objetivos da Constituição”, diz o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.