Quinta, 28 de Outubro de 2021 04:02
Cultura Mato Grosso do Sul

Fórum de Gestores e Dirigentes de Cultura pretende ser um canal de comunicação do Estado com os municípios

Acontece hoje (20), às 13h30, no auditório da UEMS, a reunião para apresentar a proposta da criação do Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Muni...

20/09/2021 10h40
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Acontece hoje (20), às 13h30, no auditório da UEMS, a reunião para apresentar a proposta da criação do Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura de Mato Grosso do Sul. O evento contará com a presença do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, do secretário de Cidadania e Cultura do Estado, João César Mattogrosso, e do diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Gustavo Cegonha.

Na reunião vai ser apresentada a nova estrutura da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS, e num segundo momento, a ideia é oferecer cursos e oficinas por meio do Fórum para integrar os municípios com os editais públicos e as ações da Cultura do Estado. Vão ser apresentados os gestores estaduais e municipais de Cultura, vai ser feita uma pequena apresentação dos Editais da Fundação de Cultura de MS, do Sistema Estadual de Bibliotecas e uma das principais finalidades da reunião é a integração dos municípios junto ao Sistema Estadual de Cultura.

Os principais objetivos do Fórum são a retomada do Prosimc, que é o projeto de apoio à estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, e a integração das políticas públicas estaduais com os municípios, ou seja, abrir um canal de comunicação do Estado com os municípios.

O Prosinc foi criado em 2015, na época da antiga Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei). O objetivo é orientar os gestores públicos, conselheiros de cultura, representantes de entidades culturais e demais agentes culturais dos municípios sul-mato-grossenses, no planejamento e elaboração dos elementos constitutivos dos Sistemas Municipais de Cultura, além de estimular alianças de cooperação entre os municípios sul-mato-grossenses, buscando o desenvolvimento cultural do Estado.

O Prosimc vem estabelecer um processo de discussão coletiva nos municípios, entre gestores públicos, agentes culturais, artistas, conselhos e formas de cultura, e todas as pessoas interessadas no desenvolvimento integral do Estado.

Os municípios que aderirem ao Prosimc terão apoio técnico na estruturação do Sistema Municipal de Cultura, participando de seminários e oficinas técnicas que a Secic vai preparar para apoiá-los e orientá-los.

De outubro deste ano até dezembro do ano que vem estão previstos cursos de capacitação sobre a Retomada Prosimc – Institucionalização dos Sistemas Municipais de Cultura; Elaboração de Projetos Culturais; Cerimonial e Eventos; Tutorial dos Editais do FIC da FCMS; Comunicação com foco na cultura; Culturarte: Patrimônio Cultural; Equipamentos Culturais (Sistema Estadual de Bibliotecas, Sistema Estadual de Museus e Arquivo Público Estadual) e História, Arte e Literatura em MS; Acessibilidade; Conferência Estadual de Cultura; Apresentação dos Editais da FCMS e Elaboração de Editais Públicos.

“Nós criamos esse fórum com o intuito de estreitar as relações entre a Fundação de Cultura e os gestores municipais dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A ideia é promover parcerias cada vez mais sólidas para atender as demandas do setor cultural e fortalecer a presença do Governo MS nas pautas do segmento em todo o Estado”, pontua João César Mattogrosso.

Mais informações a respeito do Fórum poderão ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9322/9166 (Assessoria Especial da FCMS) e 3316-9331/9329/9101(Recepção Gabinetes - FCMS) ou via e-mail:  [email protected]

 Karina Medeiros de Lima, FCMS

Foto: Divulgação

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.