Terça, 26 de Outubro de 2021 01:41
Agricultura Mato Grosso do Sul

Agraer de Coxim visita produção de hortaliças em estufas, com energia solar e biodigestor

A Agraer de Coxim, representado pelo Engenheiro Agrônomo Carlos Sanches e a Gestora Luciana Martins responsável pela Associação dos Agentes Ambient...

15/08/2021 05h30 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Agraer de Coxim, representado pelo Engenheiro Agrônomo Carlos Sanches e a Gestora Luciana Martins responsável pela Associação dos Agentes Ambientais do Taquari, fizeram uma visita de trabalho nos produtores Vilson Alves Santiago e Alcirlei Nunes da Silva, no lote 28, do Assentamento Triunfo, onde possuem hortaliças em estufas, criação de bovinos de leite, suinocultura e pequenos animais, em uma área de 5,15 há, utilizando mão-de-obra familiar, composto pelo casal e um filho de 14 anos. Todos residem na propriedade.

Possuem operações com o credito fundiário e recursos do Pronaf Mais Alimentos, com pagamentos em dia, contando com uma renda mensal razoável, com a venda da produção para o PNAE, Feiras Municipais e Mercado local de Coxim.

Eles são agradecidos com o apoio de toda equipe técnica da Agraer, que desde o início do assentamento está presente e atuante na vida desses produtores. O lote possui energia solar para irrigação das estufas de hortaliças, financiada com recursos do Pronaf Mais Alimentos.

Outras alternativas interessantes são: o Biodigestor que produz Biofertilizantes e o gás metano produzido com dejetos de suínos da propriedade, projetos este que contribuem com a melhoria do meio ambiente.

O gás metano, hoje, é aproveitado no preparo da alimentação familiar. O biofertilizante é um produto orgânico, livre de produtos químicos industriais, sendo que esse tipo de adubo é economicamente viável, devido ao seu baixo custo de produção, podendo o produtor familiar se beneficiar com uma adubação rica em nutrientes, inclusive substituindo outras formas de adubação mineral.

A Agraer de Coxim, mesmo com recursos escassos, esses produtores continuam com seu trabalho nas propriedades rurais, realizando a concretização de um sonho, com a melhoria de qualidade de vida familiar, aumentando a expectativa de seus filhos permanecerem no campo.

Carlos Sanches (escritório da Agraer de Coxim) e Luciana Martins (Gestora Ambiental)

Fotos: Luciana Martins (Gestora Ambiental)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.